CARTAS e MENSAGENS

CARTAS e MENSAGENS

Feliz Ano Novo

       Chegamos em 2025! E vida segue acontecendo em seu tempo de alegria e de tristeza. Nem tudo será como pensamos. Ah, a vida prega peças. Quando vemos a idade avança as dores físicas, emocionais e nos envolve, mas, também, as alegrias chegam, pois os filhos se casam, netos chegam, uma viagem ... enfim é a vida acontecendo. Assim, vamos caminhando para um novo ano, então não desista, nem apresse nada. Apenas confie. 

Não sei onde estás neste momento da sua vida, mas sei que Deus tem algo para você, um milagre, um refrigério seja o que for virá a seu tempo. A vida com Jesus acontece no tempo dEle. Se você está mais experiente, confie que é neste tempo que Ele quer te abençoar para você ser abençoadora. Não pare por nada. Confie e siga, se Jesus parar para curar outra, espere a sua vez, não desista. Nossa esperança é marcada pela confiança que Jesus irá interceder por nós. Neste novo tempo permita viver debaixo da graça de Deus, viver confiando plenamente que o Senhor está atento aos detalhes da sua vida. 

Afinal Ele veio estar entre nós, conhece nosso corpo, nossas emoções, sabe que em toda a nossa caminhada somos frágeis, mas podemos escolher ser fortes nEle. Nossa vida é preciosa ao Senhor, Ele deseja o melhor para nós. Ele é a chave da nossa sobrevivência para seguir abrindo os caminhos por isso mesmo devemos seguir confiantes, caminhando em fé e esperança. Vivendo debaixo da graça de Jesus que nos salva, mas também nos faz passar pelo que temos que passar, ser fiel a qualquer tempo da vida e seguindo sendo fiel seremos discipula do Senhor, glorificando a Deus na certeza que Ele está conosco em todos os momentos, mesmo que pareça difícil. 

Creia que Jesus é a vida e quer trazer vida abundante para nós. Sempre tenha um tempo de oração e intimidade com Deus. Assim o novo ano será mais leve com aquele que prometeu estar sempre conosco e abençoado tempo novo para você! Como diz o Salmista “Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade” Sl. 31.5. Feliz e abençoado 2025 para você são os votos do Dia Mundial de Oração – Brasil. 

Um abraço com o aroma suave do bom perfume de Cristo!!!!

Ivana Aguiar Garcia
Secretária do DMO


Advento é tempo de Preparação

          Advento é tempo de preparação, ou tempo de discussão? Tempo de extrema confusão, pois estamos cansados do ano que passou, das mágoas e tristezas que ele deixou.

          Advento é tempo de Preparação ou tempo de desilusão? Tempo de decepção, tempo de frustração, pois percebemos que o tempo muito rápido passou e que pouca coisa em nossa vida mudou.

          Porém fica uma inquietação como o advento pode ser tempo de preparação em meia a tanta agitação, discussão, desilusão. Pois são ações que não permitem nossa reflexão.

          Por isso arrisco dizer que Advento é tempo de preparação, tempo de reflexão, tempo de olhar para o nosso coração e perceber o que nos trouxe grande decepção, mas também aquilo que nos trouxe grande emoção.

          Advento é tempo de avaliação, tempo de comunhão para que as estradas dos nossos caminhos sejam construídas em grande união. Por isso advento é tempo certo para pedir perdão e tempo certo para perdoar, tempo certo de buscar a reconciliação.

          Advento é tempo de transformação, tempo de construção de um mundo muito mais irmão. É tempo de ver que o amor de Deus é doação, e renovação para toda a criação.

          Advento é tempo de decoração, tempo de usar o coração para florir caminhos e para aplainar colinas, tempo de espalhar a compaixão que enche de amor e de luz toda a nossa ação.

          Advento é tempo de preparação do coração para receber com grande empolgação o Deus criança, que traz consigo a esperança.

          Advento é tempo de empolgação, tempo de animação, tempo de entoar uma bela canção, pois Deus se revela na criação, mostrando sua grande paixão, fazendo com que percebamos que a vida não é solidão, pois Deus nos segura e nos acalenta com sua bondosa mão.

Autoria: Pastora Mestra Pamela Milbratz
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Trindade em Pelotas
Sínodo Sul Riograndense
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Do Senhor é a Terra e a sua plenitude

 "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam"(Salmo-24;1)

          Para algumas pessoas possuir uma área de terra, não faz muito sentido, enquanto para outras tem muito valor, hoje os valores da terra no Brasil, em algumas regiões e em alguns estados são bem elevados os custos.

          Mas se olharmos na Bíblia no livro de Genesis no primeiro capítulo, o versículo um diz: No começo Deus criou os Céus e a Terra, e a Terra era um vazio sem seres viventes...... também lemos sobre a terra prometida....  temos várias passagens que nos falam de terra seca, quer disser que o povo da época também passou por dificuldade devido a seca.

          E,  com o passar do tempo o  ser humano começou a abusar  da terra que Deus criou, foi necessário então que os governantes do nosso país criassem um  estatuto , sendo assim o estatuto da terra entrou em vigor no dia 30 de novembro de 1964 pela lei nº4.504, criado durante a ditadura militar, como uma forma de apaziguar os camponeses e tranquilizar os proprietários de terra, garantindo o direito de acesso à terra para quem nela vive  e trabalha, ainda favorecendo o bem estar dos que trabalham com suas famílias e manter níveis satisfatórios de produtividade , porém em relação aos dias de hoje as terras são muito mais produtivas  a anos anteriores , tudo isso a evolução da tecnologia que existe, basta só buscar informações e aproveitar tudo o que é oferecido através de agrônomos, técnicos agrícolas e cooperativas .

          Através da terra vem o sustento para toda a humanidade como produção de alimentos, para fazer qualquer obra nós ocupamos a terra, seja para fazer casa, prédios, ou qualquer outro empreendimento.

          Louvo a Deus por todos (as) aqueles (as) que trabalham na terra.

Marli Wehrmann Jesse
Ubiretama RS
Tesoureira do Dia Mundial de Oração


Seu dom é ensinar, então ensina!

   “O que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação.” (Rm 12.7)

   Ser professor é um privilégio muito grande, pois carrega em si  a arte de ensinar e influenciar pessoas diariamente. O magistério se confunde com o ministério. Jesus sempre foi um professor por excelência, foi chamado de mestre, pois Ele sempre ensinava. Porém a palavra de Deus adverte para fazer com excelência esse ministério.  Tudo que fazemos tem que ser pautado na direção e orientação do nosso Pai Eterno. E para isso temos que buscar a comunhão com Ele. Só posso ensinar se aprendo, só posso ensinar se vivo o que estou ensinando, então todos nós podemos ensinar. Mas neste mês queremos destacar aqueles que são professores por formação profissional, pois essa missão é dada para pessoas especificas cujo dom alcança o coração e entendimento de outras pessoas.

   Você se lembra da sua primeira professora? Aquela que abriu a sua mente para a leitura e escrita, que te transformou numa pessoa capaz de ver o mundo pelas letras. Quantos homens e mulheres se dedicaram a abrir a mente do conhecimento intelectual. O apostolo Paulo, diz que devemos fazer “tudo com esmero” isto é, com entrega e profundidade constância.

   Hoje vemos um mundo que não valoriza  o educador. Tudo se tornou uma troca profissional. Mas creio que há muitos profissionais dedicados e ainda buscam em sua sala de aula a oportunidade de dar conhecimento com esmero. Para professores cristãos, a sala de aula é seu campo missionário,  onde  além de conhecimento, pode ensinar o caráter de Cristo,  sendo Cristo na vida dos seu alunos. Nós, como pessoas devemos estar sempre nos qualificando, teológica e culturalmente para sermos pessoas  capazes de atuar neste mundo.

   Então que possamos honrar nossos professores seja em que sala ele estiver, escolas, escola dominical, onde houver um professor que ensine! Não desperdice o dom que há em você. Ensine com esmero. O Dia Mundial de Oração (DMO) parabeniza a todos os professores e professoras, agradecemos por realizar sua missão com esmero.

   Um abraço a todos os professores/as, com o aroma suave do bom perfume de Cristo!!!!

Ivana Aguiar Garcia
1ª Secretaria do DMO
São Paulo/ SP


Ecofeminismo: uma reflexão para o Tempo da Criação

Revda. Carmen Etel A. Gomes
Mestre em Teologia. 

     Eco feminismo - Palavra de Gênero masculino tem a ver com mulheres, com natureza, com luta, com respeito, com dignidade, com integridade da Criação!

     O que é Ecofeminismo?

     Esse termo foi usado na França nos finais dos anos 70, pela socióloga Françoise D. Eaubonne para mostrar a aliança entre a luta pelas mudanças de nossas relações entre o homem e a mulher e a mudança das relações com o ecossistema.

     O ecofeminismo pode ser considerado uma sabedoria que tenta recuperar o ecossistema e as mulheres. Estas foram relegadas pelo sistema patriarcal e particularmente pela modernidade a serem força de reprodução de mão de obra, “ventres benditos” enquanto a natureza tornou-se objeto de dominação em vista do crescimento do capital.

     Como lembra Carolyn Merchant, a Modernidade começa com a tortura das bruxas e o estabelecimento de um novo método científico. As bruxas foram consideradas símbolos do mal e da violência da natureza, capazes de provocar tempestades, doenças, matar crianças.

     A associação das mulheres com a natureza era clara. Por isso as mulheres desordeiras assim como a natureza precisam ser controladas. Isso justificou a exceção de milhares de mulheres em toda a Europa.

     A Modernidade começa com o papel da mulher de “ama do lar” subordinadas às relações matrimoniais e à família.

     Ecofeminismo parte do princípio de que, tanto a natureza como a mulher estão na mesma condição de dominação e exploração.

     Religiosamente, a natureza era representada e consagrada por Deuses e Deusas. Porém, com a queda do politeísmo e o início do monoteísmo, passa-se a adorar um Deus patriarcal e masculino, que vê na mulher, assim como na natureza, um perigo que deve ser dominada.

     É no decorrer do Neolítico que, em algum momento, o homem começa a dominar a sua função biológica reprodutora e, podendo controlá-la, pode também controlar a sexualidade feminina. Começa a acontecer o casamento como conhecemos hoje, em que a mulher é propriedade do homem e a herança se transmite através da descendência masculina. Antes pensava-se que a mulher era um ser sagrado, porque dava a vida, e ajudava na fertilidade da terra e dos animais.

     Há um consenso entre os antropólogos(as) de que os primeiros humanos a descobrir os ciclos da natureza foram as mulheres, porque podiam compará-los com o ciclo do próprio corpo.

     Elas também foram as primeiras plantadoras e as primeiras ceramistas, mas foram os homens que sistematizaram as atividades agrícolas, iniciando uma nova era, a agraria, e com ela a história em que vivemos hoje.

     Começaram-se a construir as aldeias, as cidades, as cidades-estados, os Estados, os Impérios, a vida começa a ser sedentária. E cria-se o sistema patriarcal, isto e, os portadores dos valores e de suas transmissões são os homens. Não são mais os princípios femininos e masculinos que governam junto o mundo, mas, sim, a lei do mais forte.

     Até hoje há muito para ser transformado. O Homem domina a mulher e domina a natureza.

     Haveria, pois, necessidade urgente de vincular a luta pelos direitos das mulheres à luta em defesa da natureza.

     A experiência das mulheres está nos diversos contextos de trabalhos nas periferias nos diz Ivone Gebara, no seu livro Teologia Ecofeminista,” São as mulheres as primeiras a gerir a vida cotidiana de sobrevivência da família, o cuidado com as crianças e o idoso. São elas que andam quilômetros para buscar água ou para encontrar um córrego onde lavam as roupas disputando espaços com alguns animais. Acrescenta ainda que foi na convivência com grupos das periferias do Nordeste que percebeu a “CONEXÃO ENTRE A ESCRAVIDÃO ECONÔMICA E SOCIAL DAS MULHERES E A ESCRAVIDÃO DA TERRA NAS MÃOS DE POUCOS LATIFUNDIARIOS. ESSA ESCRAVIDÃO TAMBÉM ATINGE AOS HOMENS, MAS ELAS PARECEM SUPORTA-LAS EM DOSE DUPLA POR VIVEREM EM SEU CORPO E HISTÓRIA AS CONSEQUENCIAS DE UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL QUE SEMPRE PRVILIGIA OS HOMENS E DEIXA SOBRE OS OMBROS FEMININOS O ENCARGO DOS FILHOS." (1)

Bibliografia
GEBARA, Ivone, Teologia Ecofeminista - Olho D'água - São Paulo: Editora Olho D'água, 1997.
(1) Gebara, Ivone, Idem p.15, p16.


Como ficar idoso(a) com saúde?

       A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

       Como está a sua saúde?

       Saúde Física - Falar de saúde física é falar de hábitos saudáveis. Por isso, é muito importante criar hábitos saudáveis, como:  uma alimentação equilibrada, beber suficiente água,  uma prática regular de atividades físicas, ter boas noites de sono e  não ter medo de procurar médicos e fazer exames preventivos.

       Saúde Espiritual -  Exercer a espiritualidade,   cantar, orar, ler, ouvir e meditar sobre a Palavra de Deus ajuda a acalmar o coração, ter esperança e a encontrar sentido para a vida. Manter contatos sociais, ir às programações da Igreja, participar presencialmente dos cultos ou assistir on-line [se não consegue ir ao templo]  ajudam muito a manter  a saúde  espiritual.

       Saúde Ocupacional e Intelectual - É muito importante também se ocupar com um trabalho ou algo que visa o bem-estar. Algumas sugestões: fazer bordados, crochê, desenhar, pintar,  fazer palavra cruzada, terapia ocupacional, ler, assistir a filmes e séries, ouvir palestras, audiobook,  aprender a usar tecnologia: computador e o celular. Nunca a gente é velho demais para aprender. Manter-se ocupado é ótimo para prevenir doenças.

       Saúde Mental - Para ter saúde mental é importante sentir-se bem consigo mesmo e com os outros. Além do que já mencionamos, é necessário manter o equilíbrio  das emoções diante dos desafios, conflitos e mudanças que são grandes na vida dos idosos. Com o passar do tempo, também, há muitas perdas que afetam a qualidade de vida: perda de memória, de visão, de audição, de familiares e de amigos, perda da utilidade, etc. Todas estas perdas podem causar depressão que é frequente entre idosos, por que não é fácil lidar com todas as perdas.  Lembramos  que  é importante  saber que depressão não é falta de fé e precisa ser tratada para melhorar a qualidade de vida.

       É comum ouvir frases preconceituosas como: psiquiatria e  psicoterapia é coisa de gente doida, dinheiro jogado fora; dores emocionais, muitas vezes,  são vistas como frescura, coisa da cabeça e isso prejudica a pessoa procurar ajuda. Se precisar, não  tenha preconceitos e medos de buscar ajuda de médicos psiquiatras ou terapeutas.  Nossa mente precisa de cuidados específicos como o nosso corpo.

       Somos o  templo do Espírito Santo. Cuidemo-nos  bem,  para  sermos pessoas saudáveis, nas quais habita a beleza da santidade.

Revda. Grytsje Couperus
Elo de Ligação
DMO-Brasil


Dia  Internacional  da  Mulher  Negra

         O dia 25 de julho, é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no Brasil, e o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. O censo de 2022 aponta que a força de trabalho das mulheres é composta por 54,7% de brancas e 52,22% de pretas e pardas. É notória a desvalorização do trabalho dessas mulheres. Apesar da conquista da Lei que normatiza o Trabalho Doméstico, reconhecendo direitos e obrigações, a maioria das mulheres negras ainda não tem registro de trabalho. 

         Em Marcos 11.14, Jesus disse aos seus discípulos que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. Por isso, oramos e pedimos a Deus que abram os nossos olhos para ver a vulnerabilidade social da mulher negra, ela vive pela graça de Deus, pois o racismo estrutural que permeia a nossa sociedade atinge diretamente ela e seus filhos e filhas, tirando-lhes frequentemente a vida. 

         Que possamos agir como Jesus nos ensinou, amando o nosso próximo como amamos a nós mesmas. Deus abençoe as mulheres negras dando-lhes, fé, sabedoria e força para ultrapassarem os obstáculos que as impedem de viverem plenamente. Oremos pelas mulheres negras do Brasil e América Latina. 

Eva Regina Pereira Ramão
Coordenadora da Pastoral de Combate ao Racismo
Igreja Metodista - II RE


Semana de Oração pela Unidade Cristã

          Com a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) convidamos calorosamente a todos a se unirem a este importante momento ecumênico. A SOUC, que acontecerá de 12 a 19 de maio deste ano, tempo de Pentecostes, oferece uma oportunidade valiosa para que pessoas de todas as denominações cristãs se unam em oração pela unidade e reconciliação. Sob o tema: ”Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo”. Lc.10.27

          Este momento especial de comunhão nos convida a refletir sobre a importância da solidariedade e do diálogo entre pessoas cristãs, buscando construir pontes de entendimento e fraternidade. Encorajamos todos a participarem ativamente da SOUC em suas comunidades e igrejas, promovendo e compartilhando esta mensagem de amor e unidade.

          A seguir, compartilhamos a Oração oficial da SOUC 2024 

Tu, Cristo, vens depositar em nós tua luz de paz.
E entendemos que viver em comunhão contigo é descobrir
um caminho iluminado pelo teu Espírito Santo. 

Nesse caminho, nos chamas a caminhar juntos,
com um coração simples, que busca entender mais do que ser entendido. 

Tu nos tornas atentos aos dons que podemos
receber uns dos outros, na tua Igreja. Tu reanimas em nós o amor
da tua Palavra e nos enches da confiança no teu amor
oferecido a cada ser humano sem condições. 

Queres que seu amor indiviso tenha rostos, nossos rostos,
iluminando outros rostos, para que do fogo do teu amor
nasça uma nova humanidade de irmãs e irmãos. 

Desperte em nós a paixão pela unidade
visível de todos os cristãos. 

Tu nos chamas a nos tornar juntos testemunhas
de reconciliação, de escuta e de justiça. 

Abençoa-nos, Cristo, mantenha-nos no espírito
das bem-aventuranças: alegria, simplicidade, misericórdia.
Amém! 

          Mais informações entre no site www.conic.org.br

Enviado por Leda M. Witter
Vice presidente
Dia Mundial de Oração-Brasil


Dia Mundial de Oração 2024

       Desde 1882, a cada ano na primeira sexta-feira do mês de março, milhares de mulheres de todo mundo se reúnem no DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO. São muitas mulheres de 170 países de todos os continentes. O material é elaborado, em forma de rodízio, por mulheres de países diferentes. O mesmo, depois de elaborado, é traduzido para a língua de cada pais.

       No Brasil, neste ano, a celebração será no dia 1 de março. O material foi elaborado por mulheres cristãs da Palestina. É um trabalho minucioso. A celebração é bem elaborada, proporcionando culto ecumênico emocionante, participativo, contextualizado, reflexivo. O tema em 2024 é Inspirado em Efésios 4.1-7. Trata da comunhão que edifica a comunidade, pois, há um só corpo, um só espírito, uma só esperança. O convívio está fundamentado no amor, pois, suportais-vos uns aos outros em amor. Deus deu e mantém dons para constituir unidade. Por isso, o tema insiste na PAZ. Ela deve ser a realidade a ser construída na Palestina, em Israel e no mundo.  

       O Evangelho no Culto do Dia Mundial de Oração de 2024 é João 15. Jesus Cristo ensinou: “Este é o meu mandamento que vocês se amam uns aos outros como eu lhes amei. Ninguém tem maior amor do que este de dar a vida pelos amigos. Eu estou dando este mandamento para que vocês amem uns aos outros”, pede Jesus Cristo.

       As mulheres da palestina iniciaram seu trabalho de elaboração do culto há 4 anos. Junto aos textos bíblicos, contém relatos do testemunho três mulheres palestinas que vivem amor no cotidiano, em sua terra: Lina, cristã palestina; Eleonor, da igreja ortodoxa; Sara, pastora luterana. Elas contam suas vidas de povos desalojados e migrantes refugiados. Palestina e Israel estão localizada em território, historicamente, conflituoso, em disputas. Mas neste atual período, a região está sendo arrasada por bombardeios, varreduras armadas, fome, sede e doenças. Essa realidade está no horizonte da referida celebração.

       Portanto, oremos e lutemos por paz, paz, paz na terra / Frieden, frieden, frieden auf erden/ Salam, salam, salam, alsalam ealaa al'ard / Shalom, shalom, shalom am ha'aretz. A paz de Cristo/ Salaam al Massih.

Na terra de irmãos e irmãs, na terra da humanidade, na terra da natureza, a paz, a justiça e a vida se entrelaçam, em simbiose, no exemplo da Trindade Santa.

       No seu testemunho Eleonor diz: Passei a vida como uma cristã palestina, morando em Jerusalém. Escolhi estar totalmente envolvida com todos os membros da comunidade em nível local e global. Aprendi com meus pais como é importante estar junto com os outros, mesmo quando a vida é difícil. Tenho contratempos, obstáculos e até ameaças. No entanto, a nossa comunidade pode ser forte quando houver amor, compreensão, gentileza, humildade, solidariedade. Fiz a escolha de viver o mandamento de Jesus de amar os outros como Deus me ama. ”

       Com gratidão, oremos a Deus pelo fim das guerras, pela paz, entendimento, justiça e solidariedade humana.

Teobaldo Witter
Pastor da IECLB
Cuiabá – MT


Suportar-nos uns aos outros em amor

        2024, o Dia Mundial de Oração nos convida a suportar-nos uns aos outros em amor, conforme Efésios 4:1-3. Vamos aprender com Eleonor, Lina e Sara como elas, seguindo o exemplo de outras pessoas, apoiam sua comunidade, doando seu trabalho e suas vidas. Vivendo sob ocupação, os palestinos sabem como é difícil viver juntos em amor; muito é feito para dividir e enfraquecer a comunidade. Mesmo assim, seguem firmes no seu propósito de ter uma vida digna.

        Desde o dia 7 de outubro de 2023, a guerra entre Israel e o Hamas na faixa de Gaza tem tirado a vida de mais de 24 mil pessoas, muitas mulheres e crianças. E não é somente o conflito armado que mata, mas também fome e doenças causadas pela crise humanitária.

        Em meio a tanta violência, nos perguntamos onde está o amor? Por que o mundo constantemente tem guerras? Temos assistido nos últimos dois anos o conflito entre Ucrania e Rússia; e há outros lugares vivendo essa violência, mas que não são amplamente noticiadas como o que está ocorrendo em Burkina Faso, Somália, Iêmen, MiaNmar, Sudão, Nigéria e Síria.

        Segundo o psicólogo Carl Gustav Jung, “onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.”  Com certeza falta amor naqueles que, por ganância, querem dominar e até eliminar outros grupos e pessoas. Somente o amor pode trazer paz, respeito, justiça.

        Outro dia, tomando um café com amigas, vi um quadro que dizia “não falta amor, falta amar”. Isso me fez refletir que o amor para existir, para ter sentido, precisa ser expresso, precisa da ação amar.

        Sabendo do que acontece na Palestina, escutando as histórias das mulheres palestinas no material preparadas por elas para este ano, oremos e amemos. Vamos agir com amor, vamos expressar nossa solidariedade.

       Convidamos a todas as pessoas a celebrar em março o Dia Mundial de Oração, orando com e pelas mulheres e o povo da Palestina. Oremos pela PAZ!

        Lembremos do mantra de Taizé, e cantemos “onde reina o amor, fraterno amor, onde reina o amor, Deus aí está”. O amor fraternal reconhece um irmão, uma irmã em cada ser humano. Que o amor impere nesta nossa casa comum chamada Terra. 

Christina Takatsu Winnischofer
São Paulo  - SP
Presidente do Dia Mundial de Oração – Brasil


Oremos pela paz na Palestina e em Israel

        A Faculdade Bíblica Ecumênica de Belém (Bethlehem Bible College), na Palestina, onde Jesus nasceu, pede  orações pelas nossas irmãs e irmãos que vivem na Palestina e em  Israel.

       A faculdade, fundada em 1979, é  ecumênica e recebe alunas(os) advindas(os) das igrejas: ortodoxas, católica, luteranas, anglicanas e evangélicas.

       A população cristã tem diminuído muito na Palestina, por causa das vicissitudes de viver naquela região. Muitas famílias cristãs saem de lá e nunca mais voltam. Outra dificuldade é que quando os(as) alunos(as) saiam da Palestina para estudarem teologia no estrangeiro, muitos, também, não retornavam. Por isso, foi fundada a faculdade para que os palestinos possam estudar e servir às igrejas em sua própria terra natal, evitando assim, que a antiga comunidade cristã  desapareça na Terra Santa.

       O presidente da faculdade relatou: “Estamos com o coração partido e assustados com o conflito Israel-Hamas. Ninguém esperava que a escalada de violência acontecesse desta forma. Como pessoas que defendem a paz e a justiça para ambos os povos,  ao mesmo tempo, lamentamos realmente a perda de vidas inocentes de todos os lados. É muito difícil. Temos vários estudantes que estão em Gaza. Quando se comunicam conosco falam dos medos e das dificuldades. Eles têm famílias. Eles têm filhos pequenos. É uma situação terrível”. No livro aos Romanos 12:15, encontramos o ensinamento que  devemos “chorar com os que choram”.

Os representantes das Nações Unidas alertam para uma grave crise humanitária que afeta e afetará milhões de pessoas que vivem  na Palestina, numa complexa realidade política e social, não apenas em Gaza, mas também na Cisjordania. Tudo isso, fica ainda mais difícil, pelos constantes conflitos com Israel.

       A Faculdade Bíblica Ecumênica de Belém pede orações para que Deus dê sabedoria, para que possa representar a Cristo entre os palestinos que sofrem, vivendo nesta crise avassaladora.

       Oremos pela paz na Palestina e em Israel. 

Revda. Grytsje Couperus
elo de ligação do DMO Brasil


Teu olho é bom?

       Mateus 6:22-23

       “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

       Jesus disse que o olho é lâmpada do corpo. Isso é uma grande verdade. Você já percebeu que pelos seus olhos não falou a verdade? Muitas vezes disse para meus filhos: “Olha para mãe eu saberei se é verdade o que está falando! Ou ainda para que eles se justificassem diante de suas afirmações. Se os nossos olhos estão sadios todo o nosso corpo será iluminado. No antigo testamento em 1 Samuel 16: 7 está escrito.... “O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração"(NVI) Isso é uma maravilhosa benção: o espirito do Senhor amplia nossa visão.

       Muitas vezes falamos que os olhos são a janela da alma. Sabemos que se uma janela se encontra suja, a luz do dia não penetra bem na casa, o que dificulta a visualização das pessoas que moram na casa. Assim também acontece com o ser humano que permitiu que sua visão espiritual seja manchada pelo inimigo. Como filhos e filhas de Deus devemos cuidar nossos corações para que todas nossas intenções e sentimentos sejam bons e se transformem em ações que glorifiquem a Deus.

       Nossos olhos simples e puros podem ver as coisas simples e puras, mas também pelos olhos foram cometidos muitos pecados descritos na Bíblia, por isso devemos cuidar, e também prestar a nossa atenção nas coisas que possam nos levar a pecar. Assim, nossa atenção principal deve estar no espiritual, se o nosso olhar está dirigido para as coisas eternas, nosso coração pertencerá a Deus. Que você e eu sejamos lâmpadas que iluminem a outros a encontrar a verdadeira luz que é Jesus nosso Salvador. 

Esther Susana Renner
Pontal do Paraná
Colaboradora


DMOCI pede urgentemente um cessar-fogo
imediato em Israel e na Palestina

         O Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração (DMOCI) pede urgentemente um cessar-fogo imediato em Israel e na Palestina, proteção de civis e libertação de reféns. Também nos manifestamos contra a exigência de que 1,1 milhões de pessoas deixem o norte de Gaza, quando não há para onde ir e não há acesso à ajuda humanitária. 

         Estamos profundamente abalados pela violência e pelo derramamento de sangue da semana passada, cujas vítimas são principalmente civis. Ataques contra civis e infraestruturas civis violam o direito humanitário internacional e são uma afronta aos direitos humanos básicos. 

         Lamentamos com todos os que perderam entes queridos e os nossos corações estão com todos os que continuam a ser ameaçados pela violência e pelo ódio. Condenamos os ataques cruéis sobre civis em Israel. Clamamos contra a tomada de reféns civis. Condenamos o bombardeamento implacável e indiscriminado de Gaza e o bloqueio de alimentos, água e ajuda humanitária. Erguemos a nossa voz contra o uso de medidas punitivas coletivas contra uma população civil. 

A atual escalada de violência também é horrível. Ouvimos declarações cheias de linguagem do ódio e da vingança. Também ouvimos vozes clamando pela paz e justiça. Amplificamos os apelos à cessação imediata da violência e, mesmo diante das realidades devastadoras, ainda acreditamos que outro caminho é possível. 

         Como movimento de oração de mulheres cristãs, unimo-nos às nossas irmãs e aos nossos irmãos de todas as religiões, especialmente judeus e muçulmanos. Alertamos contra o uso da violência baseada no gênero, muito comum em tempos de guerra. Apelamos à proteção de todas as crianças, observando que metade dos 2,2 milhões de palestinos em Gaza tem menos de 18 anos. 

         Ansiamos pelo amanhecer de um novo dia para os povos de Israel e da Palestina. Nós acreditamos que Deus está sempre trabalhando e sempre nos movendo em direção ao amor, à justiça e paz. Oramos com todas as nossas irmãs e os nossos irmãos em Israel e na Palestina por uma paz justa e duradoura. Esperamos que a nossa comunidade mundial, dividida como está, reconheça que estamos todos conectados e que todos devemos assumir a responsabilidade pelo circunstâncias na Terra Santa. Nunca devemos desistir do compromisso de paz, justiça e dignidade para todas as pessoas que vivem na terra. 

         No dia 1º de março de 2024, a comunidade ecumênica mundial de mulheres que celebram o Dia Mundial de Oração anual realizará um culto de adoração escrito por nossas irmãs do DMO Palestina, sob o tema “Suplico-vos… suportai-vos uns aos outros em amor”, baseado em Efésios 4:1-3. Este programa nos convida a suportar uns aos outros em amor em tempos difíceis. Como acontece frequentemente no Dia Mundial de Oração, um tema e comitê de redatores são escolhidos com anos de antecedência, se tornam oportunos e profundamente desafiadores no ano em que são celebrados.

         O Dia Mundial de Oração não é apenas um dia, e especialmente neste momento de extrema violência, pedimos oração agora e nos dias que virão. Enfrenar o desconforto deste momento é essencial enquanto ouvimos os gritos do mundo e do chamado de Deus. 

         Deus da Paz e da Justiça,

         Clamamos a você com corações partidos e profunda angústia pelo que está acontecendo em Israel e Palestina. É difícil encontrar palavras para expressar o peso deste momento. Descansamos no teu Espírito, que intercede com suspiros profundos demais para palavras. Nós pedimos que você cure todas as feridas e nos dê sabedoria sobre como interromper este ciclo de violência. Oramos especialmente pelas mulheres e crianças, que são particularmente vulneráveis em tempos de guerra. Mova nosso mundo rapidamente em direção à paz e à justiça.

         Amem.


Criança e oração

       Neste mês de outubro celebramos o dia da Criança. E normalmente oferecemos presentes, guloseimas para alegrar o Dia das Crianças, da família e isso é valido e agradável. Mas como famílias cristãs e pensando em um presente que seja duradouro e impactante devemos oferecer oportunidade de oração para os nossos filhos e filhas. A oração desafia a buscar a seguir os princípios centrados em Cristo. Na oração vão aprender a falar com Deus em liberdade e amor. A buscar intimidade com o Pai, que é doador do melhor presente, que é a vida. Como pais sempre queremos oferecer o melhor, mas nosso maior legado é oferecer o caminho, que é Jesus para se chegar à Deus.

         E a oração é uma forma de caminho, A oração de gratidão - ensina a ser grato por tudo que se tem e que recebe gratuitamente de Deus. Oração de intercessão ensina a olhar para as necessidades dos outros, oração de súplica ensinar a ser dependente de Deus. Através das orações podemos ensinar aos nossos filhos e filhas o mover da vida. Que como pais não percamos a oportunidade de nos sentarmos para orar com nossos filhos e filhas, mais que presentes, melhores escolas ou qualquer outra coisa devemos oferecer como precioso, os momentos em família através da oração. Provérbios 22.6 diz: “- Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não desviará dele”.  É de criança que se ensina, pois estão sendo formadas. Minha oração é que você possa ser um canal de benção na vida das crianças de sua família. Que sejamos um exemplo de oração e firmeza nos caminhos do Senhor. Deus nos ajude a sermos homens e mulheres de oração. Lembrando sempre que a melhor oração é amar. 

         Um abraço com o aroma suave do bom perfume de Cristo

Ivana Aguiar Garcia
Primeira secretaria
DMO - Brasil


Dia dos Pais

         Conta-se que:

         "DEUS pegou a força de uma montanha, a majestade de uma árvore, o calor de um sol de verão, a calma de um mar tranquilo, a generosidade das eras, o poder do voo da águia, a alegria de uma manhã de primavera, a fé de uma semente de mostarda, a paciência da eternidade e o centro da necessidade de uma família.

         Depois DEUS juntou todos esses ingredientes e quando percebeu que nada mais faltava para acrescentar, olhou para essa obra e disse:- A tua missão é sagrada.

         Vai para a vida, vai! Só falta eu te dar um nome: - Eu te batizo de PAI!"

         No segundo domingo de agosto, comemoramos o DIA DOS PAIS.

         É um dia de homenagens, de presentes, de abraços e sem dúvida de muitos agradecimentos.

         Agradecimentos pelo carinho quando estamos doentes, pelo abraço quanto estamos sozinhos, pelo encorajamento na hora do medo, pelas mãos estendidas quando caímos.

         O bom PAI é sempre o nosso melhor amigo, é paciente, sabe nos mostrar o caminho que devemos seguir, nos ensina, nos educa. PAI você é o nosso SUPER-HERÓI!

         Quando olhamos para trás, para os anos que passaram, nos damos conta do ser humano que é nosso PAI, da sua fragilidade diante de sua missão de educar, cuidar e proteger os filhos.

         DIA DOS PAIS, lembra-nos, também, aqueles que são e foram importantes na formação da nossa personalidade, no crescimento do nosso corpo e do nosso caráter.

         Lembremos também o quanto dependemos do nosso PAI DO CÉU, o quanto ele já fez por cada um de nós, o quanto Ele já ouviu, nos ajudou, nos amparou e nos abençoou.

         Agradeça pelo PAI que você tem, pelo que criou você.

         “Filhos, escutem o que seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. O que eu ensino é bom; portanto lembrem-se dos meus conselhos.” Pv.4.1-2

         Parabéns queridos PAIS! Obrigado querido PAPAI DO CÉU!

Dirce Schitkoski
Vice-Tesoureira
Dia Mundial de Oração - Brasil


Julho... Lembra Inverno e outras datas

         Estamos no mês de julho em plena época de inverno, época esta que iniciou dia 21 de junho e termina em 23 de setembro. Neste período podemos contemplar diversas paisagens, principalmente no sul do Brasil, como geadas, nevoeiros e até neve, o inverno nos traz muito frio, com ele temos a dormência das árvores, animais procuram seus esconderijos.

         A Sagrada Escritura também nos fala de frio, no evangelho de Mateus 24.12-13 nos diz: “O amor entre as pessoas se esfriará; mas quem perseverar até o fim esse será salvo”.

         Também no mês de julho temos férias de inverno nas escolas, universidades e creches.

         Dia 20 de julho lembramos do dia do amigo; temos muitos amigos, alguns bem especiais, outros nem tanto, no livro de Provérbios 17.17 nos diz: “O amigo que ama em todo o tempo e para a angústia nasce o irmão”. Nosso melhor amigo é aquele que deu a sua vida para toda a humanidade, que é JESUS, neste sim devemos confiar acima de todas as coisas.

         Comemoramos dia 26 de julho dia dos avós e que alegria para uma família quando vovós podem curtir os netos. Em Provérbios 17.6 diz:” Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais”. Como avós devemos ser exemplo para os netos, pois estamos vivendo tempos onde vemos famílias desestruturadas, sem amor e cuidado.

         Que o nosso Senhor Jesus Cristo nos dê forças, sabedoria, paciência e acima de tudo muita fé e esperança para continuarmos zelando o bem mais precioso que é a família unida!

         Convido você a orar: Que o Santo Espírito de Deus nos guie quando procuramos nutrir e curar nossa terra e todas as criaturas. Que o Santo Espírito de Deus nos impulsione a viver em meio a toda a criação, amando-nos como irmãs e irmãos. Que o Santo Espírito de Deus nos anime a cuidar de uma boa amizade, que tenhamos boa vizinhança e que a solidariedade também nos move. Queremos agradecer a Deus que nos conduziu até aqui, que outras mãos se puseram no nosso caminho, que fomos abençoados no dia a dia. Por tudo rendemos graças. Amém!!

Marli Wehrmann Jesse
Tesoureira
Dia Mundial de Oração - Brasil


Que sejamos movidas pelo vento e aquecidas pelo fogo

         Recentemente celebramos Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. Ou Ruah, no original hebraico, que é feminina e significa espírito, vento, sopro de vida. A cena descrita em Atos 2.1-12, sempre me fascinou, a de um vendaval com línguas de fogo que pousavam sobre os discípulos e as discípulas. Sim, as discípulas com certeza também estavam lá.

         A parte mais importante do texto, no entanto, vem depois, quando os discípulos e as discípulas começaram a falar em línguas. Não línguas novas que nasceram naquele momento, nem eram línguas que ninguém podia identificar, mas línguas dos povos de muitas nações que viviam em Jerusalém. Dessa forma, os discípulos e as discípulas puderam espalhar a mensagem de Jesus Cristo. Como é importante saber falar na língua de quem tem dificuldade de compreender uma língua que não é a materna, é um sinal de acolhimento para as pessoas estrangeiras.  

         Imagino como os discípulos e as discípulas, que tinham ficado sem seu mestre, se sentiam sozinhos e desamparados e pensando o que fazer, como fazer para continuar o trabalho do mestre. Ainda hoje, vez ou outra, nos fazemos as mesmas perguntas, especialmente no contexto de diversidades em que vivemos. Mas assim como naquele tempo, nos deixemos impregnar da presença divina que nos capacita a partilhar nossa fé, não só em palavras, mas também em atos de amor.

         Anualmente, um grupo de mulheres prepara o material da celebração do DMO, que é traduzido e revisado para muitos idiomas. Podemos aprender sobre irmãs de diferentes partes do mundo e orar com elas graças a dedicação e amor de pessoas que fazem o trabalho voluntariamente. E fazemos isso com muita gente das diferentes denominações cristãs, como testemunho de que somos um só Corpo. 

Christina Takatsu Winnischofer
Presidente
Dia Mundial de Oração - Brasil


Dia das Mães

     MÃE, ela nunca escolheu apenas um dia para amar e proteger seus filhos.

     Por isso nós jamais devemos dedicar somente um DIA DAS MÃES.

     Todos os dias, são seus, por isso nós como filhos e filhas devemos dizer sempre:

     "MÃE NÓS LHE AMAMOS MUITO!"

     "DIA DAS MÃES" - o comércio aproveita esta data tão especial para faturar mais.

     A midia mostra sua criatividade em favor de seus clientes.

     Será que os filhos reconhecem a grandeza do que significa ser MÃE, de ter uma MÃE?

     Muitos, festejam, presenteiam, abraçam sua MÃE, enquanto que outros choram por não tê-la mais nesta vida.

     MÃE, ela tem um coração gigante, que acolhe com sensibilidade e empatia, as dores dos filhos e suas alegrias.

     MÃE, ser que cura com um abraço, que tranquiliza, que consola com um só olhar!

     Não há palavras que possam valorizar suas mãos, que incansavelmente trabalham em favor do bem-estar de seus queridos, transmitindo exemplos de persistência, amor e fé!

     MÃES, que abençoadas em sua missão, fazem de suas próprias vidas uma ponte para a enorme graça e misericórdia de Deus.

     MÃES, que ao orarem para Deus, sempre tem um mesmo pedido: "Senhor proteja, ampara, guia, ilumina meus filhos e filhas!"

     MÃE, ternura e compreensão, constância, bondade e justiça!

     FILHOS, abracem e amem muito e mostrem o quanto sua MÃE faz diferença e o quanto ela significa para você.

     Vamos então valorizar muito as nossas queridas MÃES!

     Que Deus abençoe todas as MÃES, para que se sintam abraçadas e cuidadas, neste e em todos os dias de suas vidas!

     FELIZ DIA DAS MÃES, NA FÉ E CONFIANÇA NO SENHOR DA VIDA 

Dirce Schitkoski
Vice-Tesoureira
Dia Mundial de Oração - Brasil


Páscoa

     Deus nos concedeu a maravilhosa oportunidade de celebrar mais uma Páscoa! Vamos recordar o que isso significa?

     Páscoa é tempo de refletir sobre vários assuntos e sentimentos, entre eles a Quaresma. Este tempo inicia na Quarta-feira de Cinzas. Durante a Quaresma, somos lembrados dos quarenta dias que Jesus passou no deserto sendo tentado. É um período voltado para reflexões e ações como a oração, a caridade e o jejum. Estas ações têm a fé como propulsora.

     A Semana Santa inicia no Domingo de Ramos, quando lembramos a entrada de Jesus em Jerusalém, e termina no Sábado de Aleluia, quando acontece a vigília pascal, que nos prepara para celebrar o Domingo de Páscoa.

     A Quinta-feira Santa foi quando Jesus reuniu seus discípulos para celebrar a última ceia e, também, num ato de humildade, lavou-lhes os seus pés. A celebração do lava-pés encerra o período da Quaresma. Enquanto a Quinta-feira Santa nos lembra a última ceia, a Sexta-feira Santa nos recorda a crucificação e morte de Jesus. Neste dia também relembramos o arrependimento de Judas por ter traído Jesus e o cantar do galo quando Pedro negou a Jesus por três vezes.

     O Sábado de Aleluia é um tempo de vigília e de esperança. Durante este dia, nos preparamos para a grandiosa notícia de que a vida venceu a morte. Por fim, o Domingo de Páscoa é o dia em que comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua morte na cruz.

     A morte de Cristo na cruz se tornou salvação para todas as pessoas. Além disso, também é inspiração para as pessoas cristãs, pois somos chamados e chamadas a amar uns aos outros, como Cristo nos amou. Afinal, sua morte foi a maior demonstração do amor de Deus por nós! Por seu grande amor, Deus deu o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz por nossos pecados e, assim, nos reconciliar com Ele e uns com os outros.

     Alegre-se e cante! Louve ao Senhor por mais um dia maravilhoso! Louve ao Senhor por mais uma Páscoa! Jesus está vivo e quer ser o Senhor também da tua vida! 

Eli Maria Muller Tessmann
Vice Secretária
Dia Mundial de Oração - Brasil


Março, mês de refletir e celebrar...

     Estamos no mês de março e nele celebramos o Dia Mundial de Oração sempre na primeira sexta-feira do mês, onde ao redor do mundo milhares de mulheres se reúnem para que juntas possam orar, celebrar, compartilhar, trocar experiências sobre as diferentes situações de vida de cada uma, seja individual ou em família. A fé testemunhada, não somente por palavras, mas também por atitudes que refletem o anúncio e se manifestam em Cristo, pode transformar vidas.

     Também no dia 8 de março é lembrado o Dia Internacional da Mulher, esse dia deveria ser um dia de reflexão, pois ali dezenas de mulheres perderam suas vidas. Pois queriam a redução da carga horária na fábrica para cuidar dos seus filhos e filhas, melhores condições de trabalho e de salário.

     Entre outras datas comemorativas temos o Dia Mundial da Água que foi instituído pela ONU, o objetivo desta comemoração é conscientizar a população mundial para a preservação da água.

     Este ano de 2023 tem muita importância por ser o mês da quaresma, onde todos e todas podemos refletir sobre as nossas vidas, nos preparar e relembrar do sofrimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, que também passou por um tempo de preparação, penitência dando a sua vida para salvar a todos nós. Como lemos em Filipenses 2.8: Jesus Cristo a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. 

Marli Wehrmann Jesse
Tesoureira
Dia Mundial de Oração - Brasil


“Eu ouvi falar sobre a sua fé”
Dia Mundial de Oração 2023

     O Dia Mundial de Oração (DMO) é um movimento global de mulheres cristãs presente em mais de 170 países e o centro é a celebração na primeira sexta-feira do mês de março. Mais um Dia Mundial de Oração está chegando, este ano será no dia 3 de março. Entretanto, nem sempre os grupos que organizam o evento conseguem que ele aconteça naquela sexta-feira, assim, ocorrem celebrações durante todo o mês de março.

     A cada ano, um grupo ecumênico de mulheres de um país preparam a arte, a liturgia da celebração e os estudos bíblicos. O ano de 2023 é das mulheres de Taiwan.

     Baseadas na carta aos Efésios (1:15-19), onde o autor elogia a igreja por sua fé em Jesus e o amor para com todos os santos, elegeram como tema “Eu ouvi falar sobre a sua fé”.  Na liturgia do culto, escutamos sobre a vida de cinco mulheres taiwanesas e de como a fé foi importante para elas superarem dificuldades, se realizarem e ajudarem outras pessoas.

     Através do Dia Mundial de Oração nos conectamos com irmãs e irmãos de fé em todo o mundo para louvar a Deus. E também conhecendo os percalços, as dores que as pessoas, especialmente as mulheres, sofrem nesse mundo. Ao mesmo tempo que nos alegramos com aquelas que superaram suas dificuldades e seus traumas, devemos dar as mãos a aquelas que ainda precisam de apoio.

     Um dos Princípios Orientadores do DMO é de que a oração deve estar enraizada em ouvir a Deus e as vozes das mulheres que compartilham suas esperanças e medos, suas alegrias e tristezas, suas oportunidades e necessidades. E só a partir daí é que podemos agir. Por isso, nosso lema é “Oração com Informação e Ação com Oração”.

     A população de Taiwan é multiétnica, de aproximadamente 23.6 milhões de pessoas que vive em um país formado por mais de 100 ilhas, sendo que a ilha principal fica entre o Japão e as Filipinas. Taiwan está localizada no Anel de Fogo, isso quer dizer que sofre aproximadamente 1.000 terremotos sensíveis a cada ano, mas felizmente, eles raramente levam a desastres graves.

     Apesar de ser um país pequeno, 36.197 quilômetros quadrados comparado aos nossos 8.516.000 quilômetros quadrados e a população ser de pouco mais de 11% da nossa, Taiwan tem sua beleza natural e cultural, uma história rica que vale a pena conhecer. Você pode ler mais sobre o país no material disponível no site http://dmoracao.com/materiais-dmo-2023.

     O DMO em Taiwan dá um belo testemunho ecumênico e afirma que “embora diversas opiniões permaneçam entre as diferentes denominações em termos de política e questões sociais, a fé cristã nos tem levado a ir além do abismo de etnia, feridas históricas e divergências na vida real, para que possamos trabalhar juntas pelo Evangelho no qual nós assim acreditamos”.

     Nós do DMO Brasil, esperamos escutar sobre as celebrações que irmãs estão preparando em todo o nosso território nacional. Mas quem ainda não participa de nenhum grupo, pode convidar mulheres de outras denominações cristãs para organizar uma celebração. Pessoas de qualquer denominação cristã podem participar das celebrações. Todo o material está disponível no site http://dmoracao.com/materiais-dmo-2023.

Christina Takatsu Winnischofer
Presidente
Dia Mundial de Oração - Brasil


Férias em família

       Deus constituiu a família. Deus quer que a família viva em harmonia, paz e boa convivência. Que exista amor, carinho e amizade entre os seus integrantes. Nada mais oportuno que desfrutar da convivência em família.

       Oba, as férias estão chegando! Como ficamos ansiosos pela chegada das férias. O ano todo aquela correria, trabalho, escola e quase não temos tempo para descansar, nem mesmo nos finais de semana, feriados, pois sempre arrumamos coisas para fazer. E quando vemos o final de semana, o feriado já passou. Mas que bom que as férias estão aí, vamos aproveitá-la intensamente!

       Toda criança, adulto sonham com esse momento. Podem fazer o que quiserem. Nada de compromisso de horários. Nada de livros, material escolar. Em vez de uniforme, camiseta, shorts e até andar descalço, e levantar a hora que quiser. As crianças gostam de brincar alegres durante as férias junto com os pais, com os amiguinhos. Assim, pais programem férias com seus filhos. Aproveitem para se conhecerem um pouco mais. Conversem, joguem bola, andem de bicicleta, passeiem no campo, na praia, seja onde for, divirtam-se. Se tiver sol, aproveite o tempo bom, seja criativo. Se estiver chovendo, aproveite para tirar uma soneca, assista um bom filme, joguem vídeo game, planejem e divirtam-se. Sem dúvida, nada mais oportuno e prazeroso é desfrutar as férias na convivência familiar.

       Descanso é algo criado por Deus. As nossas forças são limitadas e temos que saber quando devemos parar para descansar. Deus restaura as nossas forças quando estamos cansados, mas para isso temos que reconhecer que somos fracos e que precisamos Dele. No Salmo 4.8 lemos: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Deus Eterno, me fazes viver em segurança”. Essas palavras são consoladoras e animadoras, podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida em família boa e agradável.

       Então vamos aproveitar, as férias estão se findando, o tempo poderia passar um pouco mais devagar do que o habitual, mas convenhamos, foram muito, muito boas!!!

       Boas férias e um bom retorno!!!!!

Dirce Schitkoski
Segunda tesoureira do DMO - Brasil


Advento é tempo de ...

         Advento é tempo de confiança em Deus.

         Podemos confiar em Deus, mesmo em tempos difíceis.

         Jesus nasceu num tempo complicado. Havia muita opressão e violência. Num tempo de muitas incertezas, Deus se mostrou próximo do seu povo através do nascimento do Messias, cujo nome Emanuel significa Deus conosco.

         Advento é tempo de Deus conosco

         Deus não nos abandona nunca; mas muitas pessoas abandonam a Deus quando as coisas parecem difíceis, mesmo que a Bíblia ensine a fazer diferente. O Salmo 55:22 diz: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará”. O Deus conosco é o nosso Grande Sacerdote que compreende as nossas fraquezas (Hb.4:15)

         Embora, fosse o Filho de Deus, Jesus passou também por muitos sofrimentos. Jesus fez orações e súplicas e continuou obediente ao Pai. As orações de Jesus foram atendidas porque ele era dedicado a Deus. Mas, mesmo quando Deus não lhe atendeu, na agonia do Gólgota, Ele permaneceu fiel.

         Advento é tempo de espera com fé em ação.

         Maria, a mãe de Jesus era dedicada e obediente a Deus.

         Ela estava esperando, no tempo dela, a vinda do Messias.

         Hoje estamos esperando a segunda vinda do Messias. Precisamos, como Maria, continuarmos firmes e confiantes na promessa de Deus e fazer a sua vontade.

         Advento, é tempo de espera e esperança, com fé num Deus presente e interessado em nossas vidas.

         Advento é lembrar que Deus nos ama, que Ele nos deu o seu Filho para nos salvar.

         Advento é tempo de preparação

         Advento é relembrar as palavras de Cristo: “Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês.”(João 14:18)

         Advento é relembrar que deveremos estar prontos para a volta de Cristo.

         Advento é tempo de preparação; você está preparada? Cristo achará em você, fé em ação, quando Ele vier? Estaremos prontas como Maria estava?

         Em nome da diretoria desejo a todas um feliz e abençoado Natal.

Revda. Grytsje Couperus
Elo de ligação do DMO


Dia Internacional da “Não Violência contra a Mulher”

 

          Estamos no mês de novembro de 2022, um mês marcado por tantas datas celebrativas e quero destacar aqui entre estas datas o dia 25 de novembro, onde foi estabelecido como o “Dia Internacional da Não violência contra a Mulher”, e há uma necessidade de reflexão sobre este tema. Infelizmente para nós brasileiros as estatísticas não são boas em relação a violência contra a mulher, é um problema sério, pois somos o quinto país na posição de homicídios á mulheres.  Então, precisamos falar mais sobre isso, em nossas rodas de conversas, nossas igrejas e encontros de mulheres.  Falar por quê? Porque é assim que vamos ensinando e construindo uma força e uma cultura que pode mudar a situação. Calar não é opção.

          Nestes últimos anos com a Pandemia, mais de 13 milhões de brasileiras sofreram agressões por parentes, companheiros íntimos nas formas de violências físicas, psicológicas, sexual, patrimonial e moral. Estes dados me fizeram lembrar do texto de “Tamar filha do Rei Davi”, que sofreu um ato premeditado de violência sexual (2 Samuel 13:1,11,12,14). O perigo, o agressor estava dentro de casa onde ele tinha tudo que precisava, mas lhe faltava caráter. O ato violento acontece e interrompe a vida, sonhos e planos da jovem. Mas o que chama atenção é que Tamar não se calou, ela denuncia através de seus atos, rasga a roupa, coloca cinzas e chora e clama por ajuda e justiça. Quantas mulheres estão vivendo essa mesma situação? Tenho certeza de que você conhece alguém. Tem também aquelas que estão se calando, na hora que deveriam falar, mas por medo, por falta de confiança, não o fazem. Minha oração é que possamos ser suporte para estas mulheres em situação de violência, sermos acolhedoras e levarmos amor e solidariedade para com as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Não sermos as que “abafam o caso”, que não se importam, mas que   praticam a lógica do amor de Cristo para com todos e todas – lembre-se Jesus é a “verdade que liberta”. Para isso precisamos conhecer mais sobre o tema, a educação é um tesouro para nossa vida. Todo ser humano precisa conhecer, aprender conviver e ser responsável por seus atos.%3